Tudo coopera para meu bem

20.9.13 |



“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” [Romanos 8:28]

Esse é um dos meus versículos favoritos. É realmente reconfortante pensar que os olhos do Senhor estão em todo o tempo sobre nós e que assim podemos descansar e saber que tudo que acontece está em Seu controle. Ontem uma discussão acalorada com um amigo fez me lembrar de algo que às vezes passa despercebido em nossa concepção de texto como esses. 


Muitas vezes somos levados a acreditar que a vida cristã é como o versículo sugere. Uma vida em que tudo vai me deixar feliz e satisfeito, pois tudo coopera para o meu bem. Parece um raciocínio simples e inegável. Mas nos esquecemos de que o sol nasce sobre justos e injustos, bem como a chuva cai. Isso nos lembra de que a vida cristã não é um “mar de rosas”. Estamos sujeitos às mesmas frustrações e decepções que todos debaixo do céu.

Até mesmo Jesus teve momentos de tristeza e amargura como a morte de seu amigo Lázaro (Jo 11) ou o momento no Getsêmani (“Então lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até a morte; ficai aqui, e velai comigo.” Mt 26:38).

O que acontece é que muitas vezes somos levados a acreditar que se nós nos entregarmos a Deus, e fizermos tudo de acordo com a sua vontade estaremos livres de provações, tribulações e frustrações. 

“Não vos iludais; de Deus não se zomba. O que o homem semear, isso colherá: quem semear na sua carne, da carne colherá corrupção; quem semear no espírito, do espírito colherá a vida eterna” (Gl 6:7-8 )

Usamos os textos bíblicos para colocar Deus contra a parede e fazê-lo trabalhar para satisfazer nossa vontade. Afinal, se eu me esforço, seu peço a Deus, eu vou receber e assim nada pode dar errado. Mas esquecemos de que Deus é soberano e a vontade dele nem sempre é a nossa vontade. Nosso maior erro é achar que Deus é nosso funcionário e que ele está a nosso serviço, quando a bíblia é bem clara que é exatamente o contrário.

Nós não somos nada. Estamos sujeitos a tribulações, tristezas e frustrações como qualquer um debaixo do céu. Mas podemos descansar, porque a palavra de Deus nos garante que tudo, inclusive provações, angustias e tristezas, coopera para nosso bem.


Ronan Valverde Medeiros

Ronan Valverde Medeiros

Sou químico, e não, eu não sei fazer uma bomba e nem tenho porque saber. Meu nome é Ronan Valverde Medeiros, moro em Viçosa-MG, mas estou sempre em Vitória-ES.

Leia mais textos de Ronan

  • rss

Todos os textos e imagens de JuveMetodistaBLOG são licenciados sob uma Licença Creative Commons. Clique aqui para saber mais sobre isso.
Leia também:
2leep.com
Deixe seu comentário!

Postar um comentário

Olá, ficamos felizes com sua visita no JuveMetodista BLOG! Obrigado por ler este post! Aproveite sua visita e deixe um comentário! Forte abraço!

Página Anterior Próxima Página