Tiro as sandálias

18.7.13 |


Então disse Deus: "Não se aproxime. Tire as sandálias dos pés, pois o lugar em que você está é terra santa".

Fico pensando porque Deus manda Moisés tirar as sandálias. Em nenhum outro encontro de Deus com outra grande personagem bíblica o fato se repete. Essa peculiaridade me faz pensar que há uma metáfora por trás dessa ordem divina maior do que simplesmente conseguimos imaginar.

O que me veio à mente é que há uma cultura que usa dessa atitude constantemente. Os orientais, antes de adentrarem suas residências despem os pés. Mais perto de nós, esse costume se repete para entrar nos tatames de treinamentos de artes marciais. 

Uma breve pesquisa sobre o assunto me ensinou que as razões por trás do costume são duas. A primeira é simples. É uma questão de higiene do ambiente. Algo relacionado meramente à limpeza. A segunda razão também está relacionada à higiene. No entanto, uma higiene espiritual. Acredita-se que ao deixar o calçado liberta-se das energias impuras que você traz consigo. Assim, a harmonia do lar não é perturbada com as impurezas do mundo.

Até onde essa metáfora coube a Moisés na ocasião? O primeiro que devemos notar é que nos encontro sobrenatural e íntimo de todas as grandes personalidades bíblicas (Abraão, Jó, Noé…) com Deus, Moisés é o único que vem de um passado de pecado. Moisés era um assassino e fugitivo que havia se abrigado em Midiã. Nem por isso Deus havia o abandonado. O sacerdote de Midiã o havia abrigado. 

Creio que naquele momento Deus tratava com Moisés no sentido de purificação e santificação. Tirar as sandálias porque a terra é santa. Uma metáfora. Talvez uma metáfora para abandonar a vida pecaminosa que o perseguia até ali. Dali em diante ele não seria mais um fugitivo. Nada deveria separá-lo da santidade (terra santa). Seu pecado (as sandálias) deveria ser abandonado. Tira-se o calçado para entrar em casa. A casa do Pai.

Quais são as sandálias que te separam da casa do Pai? Que te separam da santidade? Tire as sandálias!

"Consagrem-se, porém, e sejam santos, porque eu sou o Senhor, o Deus de vocês.”


Ronan Valverde Medeiros

Ronan Valverde Medeiros

Sou químico, e não, eu não sei fazer uma bomba e nem tenho porque saber. Meu nome é Ronan Valverde Medeiros, moro em Viçosa-MG, mas estou sempre em Vitória-ES.

Leia mais textos de Ronan

  • rss

Todos os textos e imagens de JuveMetodistaBLOG são licenciados sob uma Licença Creative Commons. Clique aqui para saber mais sobre isso.
Leia também:
2leep.com
Deixe seu comentário!

Postar um comentário

Olá, ficamos felizes com sua visita no JuveMetodista BLOG! Obrigado por ler este post! Aproveite sua visita e deixe um comentário! Forte abraço!

Página Anterior Próxima Página