Alguém mexeu no seu queijo!

17.5.13 |


Como uma boa mineira, tomar café saboreando um bom queijo no café da manhã, lanche da tarde, ou na despedida do dia, é uma prática diária e deliciosa, principalmente se for na “casa da vó”, perto de um fogão a lenha.... poxa! 

Estive então, em um dia mineirês, lembrando de uma historia tão bacana, que talvez você já tenha ouvido falar : Quem mexeu no meu queijo? Do autor Dr. Spencer Johnson

Se você nunca teve a curiosidade de lê-la, gostaria de falar um pouco da mensagem que ela traz, através de uma divertida parábola.

A história, basicamente, retrata quatro personagens: Hem, Haw (dois duendes), Scurry e Sniff (dois ratinhos). Estes saem à procura do queijo (que representa nossos objetivos na vida, sejam profissionais, sentimentais, intelectuais, etc), tendo que percorrer um longo labirinto atrás dele. 

Ao longo da história, o queijo que eles haviam encontrado em um primeiro instante, se acaba. Os ratinhos, desse modo, percebem que a mudança se fazia necessária e partem, sozinhos, pelo labirinto afora, à procura de outro queijo, deixando seus colegas para trás. É demorado, até que um dos duendes, Haw, também compreende que precisaria ir à luta para conseguir seu queijo, enquanto Hem, o outro duende, fica para trás com seus pensamentos e teorias negativas.

Ao longo do seu caminho, Haw deixa escrito nas paredes frases do que estava aprendendo com aquilo tudo (ter comido todo o queijo, ter que tomar a iniciativa de ir atrás de outro, ter de deixar o amigo para trás), afim de que seu amigo Hem lesse, caso fosse atrás do queijo também. Frases como:
Se você não mudar, morrerá” 
O que você faria se não tivesse medo?
É mais seguro procurar no labirinto do que permanecer sem queijo
Notar cedo as pequenas mudanças ajuda-o a adaptar-se às maiores que ocorrerão
Esteja preparado para mudar rapidamente, muitas vezes; continuam mexendo no queijo

No findar da história, Haw encontra um novo queijo e seus antigos amigos ratinhos, e degustam juntos, a sua conquista. Sem dúvida, para ele, a mudança não foi fácil, tampouco imediata, exigindo muito esforço e coragem para seguir sozinho pelo labirinto. 

Finalmente, a grande lição transmitida pelo livro é que, muito mais do que traçar planos, deve-se estar atento às mudanças e executá-las sempre que for necessário. 

Isso tudo relata nosso cotidiano e nossas escolhas, que, por muitas vezes, se tornam difíceis de administrar, como os imprevistos que costumam nos abater.

Mas temos uma grande esperança que é (precisa ser) aquilo que nos motiva a perseverar em busca de nossos sonhos e projetos. Aquele que nos auxilia e nos direciona conforme for o melhor para nós, que não nos deixa sozinhos nem desacreditados, mas que torce por nossas conquistas, torce pela nossa chegada ao queijo. Ainda que ele, o queijo, mude de lugar... ainda que nós tenhamos que mudar! 

Quem examina cada questão com cuidado achará o bem; feliz é aquele que confia no Senhor” - Pv16.20

Forte abraço,
Deus nos abençoe!

Lara Souza

Lara Souza

Meu nome é Lara (A pequena, Larinha, Laranafe..), como quiserem! Nasci em 1991, de Caratinga/MG. Sou mais uma que se esforça para agradar a Deus.

Leia mais textos de Lara

  • rss

Todos os textos e imagens de JuveMetodistaBLOG são licenciados sob uma Licença Creative Commons. Clique aqui para saber mais sobre isso.
Leia também:
2leep.com
Deixe seu comentário!

2 comentários

aline cristina

Muito bom, Lara!
Aprendo muito com vc cada vez que leio seus textos, me identifico muito com algumas coisas que vc escreve e tenho maior prazer de lê-los, pois sei que em cada leitura, Deus vai se revelando ao meu coração, com seus ensinamentos.!
Paz e bem!

lara

Aline minha frô!
Muito obg pelo carinho. Que Deus continue ministrando em seu coração através dos textos.
Abração!

Postar um comentário

Olá, ficamos felizes com sua visita no JuveMetodista BLOG! Obrigado por ler este post! Aproveite sua visita e deixe um comentário! Forte abraço!

Página Anterior Próxima Página