Somos a esposa de Oseias?

12.4.13 |

og_image

Ultimamente tenho escutado muito uma música da cantora neozelandesa Brooke Fraser que me chamou a atenção e me fez refletir sobre certas coisas. A canção é “Hosea’s Wife” (A esposa de Oseias) e o título me despertou maior curiosidade sobre essa história. 

Para quem não conhece o livro de Oseias, ele retrata a amorosa fidelidade de Deus para com Israel e a ingrata infidelidade do povo para com Deus.

Deus manda Oseias se casar com uma prostituta (alguns estudiosos dizem que esta tal prostituição se refere à idolatria. De fato, na Bíblia a idolatria é, muitas vezes, vista como prostituição, mas é também uma referência à intimidade com diversos homens) e ele, em obediência, casa-se. 

Através da vida do profeta Oseias, Deus estabelece uma alegoria para falar com a nação de Israel. Oseias amou Gômer, que se rende à prostituição (abandonando filhos e marido, Oseias 2.5), assim como Deus amou Israel e se vira contra Ele. Assim Deus revela sua fidelidade ao povo de Israel (como Oseias para com Gômer) que, por sua vez, se mostra como uma esposa infiel a Ele. 

Perdida em suas ações, Gômer se endividou e acabou tendo que pagar suas dívidas, servindo como escrava. Oseias comprou-a de volta, não para ser sua escrava, mas para dar-lhe uma nova chance e voltar à sua posição de esposa (para saber mais detalhes, leia o livro de Oseias). 

Refletindo sobre isso, me pergunto: “quantos de nós não podemos ser chamados de ‘esposa de Oseias?’”. Quantos estão caminhando para a destruição, buscando paz e conforto onde não há? 

Quantas vezes não somos movidos apenas por interesses próprios, egoístas... Machucamos pessoas com palavras e atitudes, que causam feridas e deixam marcas profundas. Às vezes nos submetemos a relacionamentos superficiais, a fim de extrair somente o intento pessoal, a fim de não sermos participantes dos problemas alheios; afinal, os nossos são muitos! 

E, mesmo diante disso, somos surpreendidos por Deus, com Sua magnífica graça e misericórdia, nos buscando (assim como Oseias buscou sua esposa) de volta para o caminho e nos apontando o verdadeiro alvo. 

Com esta história, novamente nos deparamos com o insistente amor de Deus pelo Seu povo, por nós. 

Essa alegoria é perfeita para ilustrar a graça de Deus e a obra salvadora em Jesus. Oseias leva-nos a nos preocuparmos não somente com nossas ações, mas com o motivo e fonte dessas ações.

Então, deixo com vocês a música/letra e sua belíssima mensagem!


Esposa de Oséias (Hosea´s Wife - Brooke Fraser)


"Apenas não respondi à procuradora do meu lado
Ela tinha um coração hesitante e linguagem pausada
Virou-se para mim e perguntou agressivamente
"Para quê eu vivo?"

Eu vejo cicatrizes de buscas em todo lugar que vou
De corações a guerras, a literatura, ao rádio
Há uma pergunta,
Como uma vergonha, que ninguém mostra
"Para quê eu vivo?"

Nós somos a esposa de Oséias
Nós estamos desperdiçando essa vida
Usando pessoas como escadas
E palavras como punhais

REFRÃO
Se temos olhos para ver
Se temos ouvidos para ouvir
Para descobrir em nossos corações e bocas
A palavra que salva está próxima
Livre-se dessa pele superficial
Venha voltar a viver
Deixe tudo o que você era antes
Acreditar é começar

Há verdades nas pequenas esquinas de nossas vidas
Há dicas em músicas
E nos olhos de uma criança
É familiar, como um canção antiga
Para quê eu vivo?

Nós somos a esposa de Oséias
Nós estamos desperdiçando essa vida
Usando corpos como dinheiro
E verdades como mentiras

Ponte
Nós somos mais que poeira
Isso significa algo
Isso significa algo
Nós somos mais que apenas
Sangue e emoções
Idéias e noções
Átomos nos oceanos"


Deus nos abençoe,
Forte abraço.


Lara Souza

Lara Souza

Meu nome é Lara (A pequena, Larinha, Laranafe..), como quiserem! Nasci em 1991, de Caratinga/MG. Sou mais uma que se esforça para agradar a Deus.

Leia mais textos de Lara

  • rss

OBS: A ótima pintura usada na composição da imagem deste post, faz parte do portfólio do pintor Cody F. Miller. Nós repudiamos todo e qualquer tipo de plágio ou roubo de obra alheia, por isso fazemos sempre questão de informar no canto superior das imagens, o nome dos autores de fotografias ou pinturas utilizadas na composição das imagens do blog.


Clique aqui para conhecer o maravilhoso trabalho do pintor Cody F. Miller.

Todos os textos e imagens de JuveMetodistaBLOG são licenciados sob uma Licença Creative Commons. Clique aqui para saber mais sobre isso.
Leia também:
2leep.com
Deixe seu comentário!

Postar um comentário

Olá, ficamos felizes com sua visita no JuveMetodista BLOG! Obrigado por ler este post! Aproveite sua visita e deixe um comentário! Forte abraço!

Página Anterior Próxima Página