Ultimamente tenho escutado muito uma música da cantora neozelandesa Brooke Fraser que me chamou a atenção e me fez refletir sobre certas coisas. A canção é “Hosea’s Wife” (A esposa de Oseias) e o título me despertou maior curiosidade sobre essa história.
Para quem não conhece o livro de Oseias, ele retrata a amorosa fidelidade de Deus para com Israel e a ingrata infidelidade do povo para com Deus.
Deus manda Oseias se casar com uma prostituta (alguns estudiosos dizem que esta tal prostituição se refere à idolatria. De fato, na Bíblia a idolatria é, muitas vezes, vista como prostituição, mas é também uma referência à intimidade com diversos homens) e ele, em obediência, casa-se.
Através da vida do profeta Oseias, Deus estabelece uma alegoria para falar com a nação de Israel. Oseias amou Gômer, que se rende à prostituição (abandonando filhos e marido, Oseias 2.5), assim como Deus amou Israel e se vira contra Ele. Assim Deus revela sua fidelidade ao povo de Israel (como Oseias para com Gômer) que, por sua vez, se mostra como uma esposa infiel a Ele.
Perdida em suas ações, Gômer se endividou e acabou tendo que pagar suas dívidas, servindo como escrava. Oseias comprou-a de volta, não para ser sua escrava, mas para dar-lhe uma nova chance e voltar à sua posição de esposa (para saber mais detalhes, leia o livro de Oseias).
Refletindo sobre isso, me pergunto: “quantos de nós não podemos ser chamados de ‘esposa de Oseias?’”. Quantos estão caminhando para a destruição, buscando paz e conforto onde não há?
Quantas vezes não somos movidos apenas por interesses próprios, egoístas... Machucamos pessoas com palavras e atitudes, que causam feridas e deixam marcas profundas. Às vezes nos submetemos a relacionamentos superficiais, a fim de extrair somente o intento pessoal, a fim de não sermos participantes dos problemas alheios; afinal, os nossos são muitos!
E, mesmo diante disso, somos surpreendidos por Deus, com Sua magnífica graça e misericórdia, nos buscando (assim como Oseias buscou sua esposa) de volta para o caminho e nos apontando o verdadeiro alvo.
Com esta história, novamente nos deparamos com o insistente amor de Deus pelo Seu povo, por nós.
Essa alegoria é perfeita para ilustrar a graça de Deus e a obra salvadora em Jesus. Oseias leva-nos a nos preocuparmos não somente com nossas ações, mas com o motivo e fonte dessas ações.
Então, deixo com vocês a música/letra e sua belíssima mensagem!
Esposa de Oséias (Hosea´s Wife - Brooke Fraser)
"Apenas não respondi à procuradora do meu lado
Ela tinha um coração hesitante e linguagem pausada
Virou-se para mim e perguntou agressivamente
"Para quê eu vivo?"
Eu vejo cicatrizes de buscas em todo lugar que vou
De corações a guerras, a literatura, ao rádio
Há uma pergunta,
Como uma vergonha, que ninguém mostra
"Para quê eu vivo?"
Nós somos a esposa de Oséias
Nós estamos desperdiçando essa vida
Usando pessoas como escadas
E palavras como punhais
REFRÃO
Se temos olhos para ver
Se temos ouvidos para ouvir
Para descobrir em nossos corações e bocas
A palavra que salva está próxima
Livre-se dessa pele superficial
Venha voltar a viver
Deixe tudo o que você era antes
Acreditar é começar
Há verdades nas pequenas esquinas de nossas vidas
Há dicas em músicas
E nos olhos de uma criança
É familiar, como um canção antiga
Para quê eu vivo?
Nós somos a esposa de Oséias
Nós estamos desperdiçando essa vida
Usando corpos como dinheiro
E verdades como mentiras
Ponte
Nós somos mais que poeira
Isso significa algo
Isso significa algo
Nós somos mais que apenas
Sangue e emoções
Idéias e noções
Átomos nos oceanos"
Deus nos abençoe,
Forte abraço.
Lara Souza
Meu nome é Lara (A pequena, Larinha, Laranafe..), como quiserem! Nasci em 1991, de Caratinga/MG. Sou mais uma que se esforça para agradar a Deus.
OBS: A ótima pintura usada na composição da imagem deste post, faz parte do portfólio do pintor Cody F. Miller. Nós repudiamos todo e qualquer tipo de plágio ou roubo de obra alheia, por isso fazemos sempre questão de informar no canto superior das imagens, o nome dos autores de fotografias ou pinturas utilizadas na composição das imagens do blog.
Postar um comentário
Olá, ficamos felizes com sua visita no JuveMetodista BLOG! Obrigado por ler este post! Aproveite sua visita e deixe um comentário! Forte abraço!