E o sacrifício de Jesus?

13.3.13 |


“...para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro.” [Efésios 4.14]

Hoje em dia vemos de tudo nas igrejas. Desde “batismo de fotos” a passar a doença do corpo para um bife (isso mesmo! Vc não leu errado!). As instituições religiosas, infelizmente, vêm inventando, a cada dia, um diferente, um milagre especial, a fim de atrair os devotos – ou clientes, interessados em adquirir a mais nova bênção oferecida pelo mercado gospel.

Como passo muito tempo na internet, participando de grupos de discussão sobre religião e poesia, leio cada coisa que me faz ficar de cabelo em pé. E o pior é que não são apenas invencionices, porque, após ler alguns desses absurdos, fui checar nas igrejas e, para minha tristeza eram, de fato, praticados nos seus cultos.

Loucos para arrebanhar uma fatia do cada vez maior batalhão de consumidores evangélicos, as igrejas têm se tornado verdadeiros shoppings, em que são oferecidas as mais variadas mercadorias, tanto em forma de bugigangas supostamente “ungidas” e abençoadas (como lenços, flores, fitas, anéis entre outras), que se tornam talismãs que afugentam qualquer “maldição”, como em forma de práticas, cânticos e orações que fazem com que os crentes sejam levados a um estado de êxtase em que se imaginam com poder para vencer o maligno e/ou fazer uma viagem de turismo (mais barata que promoção da Azul) diretamente ao trono de Deus!

Pior é que os pastores/as, nesse afã de renovarem seus ministérios e encher suas igrejas, são capazes de qualquer negócio: gritam, esperneiam, lambuzam tudo e todos de óleo, impõem as mãos (e impõem obediência cega), “profetizam”, ameaçam, e, é claro, cobram caro por suas performances, cada vez mais teatrais.

Chocada, eu pergunto: - E o sacrifício de Cristo? Que lugar a CRUZ ocupa nessas igrejas e nos corações e vidas desses pregadores modernos, que fazem questão de serem chamados “apóstolos” e “profetas”? Que lugar, amados, a Cruz ocupa nas vidas de quem segue a esses pastores/as e em nossas próprias vidas?

É certo que todos nós queremos avivamento. Claro que queremos igrejas abençoadas, repletas de pessoas realmente convertidas e cheias do poder do Espírito Santo, poder que nos é dado a fim de nos dar poder para pregar e testemunhar. É evidente que queremos ver milagres, curas, libertação, pessoas restauradas e livre do poder das trevas. É óbvio que queremos ver os frutos de nossa pregação, na forma de crentes comprometidos com os reais valores do Evangelho de Salvação. Mas devemos ter em mente que não podemos pagar por tudo isso, porque um alto preço JÁ FOI PAGO por Cristo, quando Ele morreu por nossos pecados. Não precisamos, portanto, de ofertas de sacrifício, de campanhas intermináveis, de lenços suados ou de rosas ungidas, de água do Jordão (que vem diretamente da torneira da casa de certos “apóstolos”), de correntes de 70 ou de 7 mil pastores... e não precisamos despender um único tostão a fim de obter todos os favores que necessitamos. Não precisamos entregar envelopes com notas de alto valor ou cheques pré-datados para comprar nenhuma bênção!

Em tempos de abusos e barganha do Evangelho, não custa lembrar que o único compromisso financeiro que temos com nossas igrejas é a devolução de 10 por cento do que o Senhor generosamente nos dá e as ofertas, dadas VOLUNTARIAMENTE com gratidão e alegria.
Não precisamos de modismos. Precisamos, hoje e sempre, honrar o sacrifício de Jesus, que foi único e suficiente para nos dar salvação e vida abundante.

O resto, amigos, é invencionice... é “conversa fiada”... é falcatrua. Ou, falando em boa e claro linguagem bíblica: é Heresia!

Que a Graça, a paz e a misericórdia de Jesus estejam com todos nós. E que Ele nos livre dos lobos enganadores, travestidos de cordeiros...


Lisieux Souza

Lisieux Souza

Olá! Meu nome é Lisieux, tenho 57 anos, moro em BH e escrevo por pura paixão. Sou poeta,teóloga e pastora...e mãe da Lili!

Leia mais textos de Lisieux

  • rss

Todos os textos e imagens de JuveMetodistaBLOG são licenciados sob uma Licença Creative Commons. Clique aqui para saber mais sobre isso.
Leia também:
2leep.com
Deixe seu comentário!

Postar um comentário

Olá, ficamos felizes com sua visita no JuveMetodista BLOG! Obrigado por ler este post! Aproveite sua visita e deixe um comentário! Forte abraço!

Página Anterior Próxima Página