Siga o Mestre - #002 - Arrependimento e morte

13.12.12 |


Por Billy Fádel | billyfadel.com

Com valor! Sem temor, por Cristo prontos a sofrer! Bem alto erguei o seu pendão, firmes sempre até morrer! (O Pendão Real - H.E. 406)

Em uma sociedade consumista, a fé virou nicho de mercado. Se fé é um produto, ninguém compra algo que não gosta e/ou lhe seja útil. Quando compramos um produto,  fazemos isso porque ele nos agrada. Nisto, é desenvolvida uma ideia fr que a Igreja, o evangelho, também deva atender a estas expectativas.


Ora, o evangelho de Jesus Cristo não foi nem é pregado para agradar ninguém, pois ele nos coloca frente-a-frente com o nosso ego e nossos erros. Quem não gosta de ter sempre razão?
Com isso, pessoas têm procurado comunidades (virtuais ou não) e pregações que atendam às suas vontades e não há preocupação em conhecer e viver a vontade de Deus.

Um dos convites que Jesus fazia era ao arrependimento: “Não vim chamar justos, e sim pecadores, ao arrependimento” [Lc.5.32]. Reconhecer erros, humilhar-se, renúncia, são atitudes que não nos agradam, ,aqueles que decidem seguir o mestre Jesus, descobrem que essa foi a melhor decisão que poderiam tomar.

Sinais, milagres e feitos grandiosos não são garantia de que pessoas irão se arrepender de seus maus caminhos e seguir a Cristo; como podemos observar em Lc 10.13-16 em que conhecemos a dureza do coração dos habitantes de Corazim, Betsaida e Carfanaum.

“Seguir o convite, levantar-se, pôr-se a caminho – significa, é claro, renúncia, desprendimento de tudo aquilo que o homem procura ganhar e pelo qual luta em sua vida. Sim, renunciar a si mesmo, abandonar a vida: ‘Aquele que quiser conservar a sua vida perdê-la-á e aquele que a perder, ganhá-la-á’ [Lc 17.33]”

Precisamos entender que as ações e decisões de Deus vêm antes das nossas. Sem arrependimento, não há conversão, mudança de hábitos, novo nascimento. Permanecemos na total escuridão... é alimentar uma “geração perversa” [Lc 11.29-32].

Outro difícil convite é o de tomar a cruz [Mt 16.24-28]. Este é um convite para a morte. Essa era a definição que o Mestre apresentava como condição para ser Seu discípulo. Na cruz, encontra-se o valor e o sentido da vida [Mt 10.39]. A maior afirmação da negação se encontra na vitória sobre o egoísmo e entendemos porque a graça do Senhor é melhor do que a vida [Sl 63.3].

Tomar a cruz e seguir a Cristo não era apenas a morte do ‘eu’, mas assumir a sentença de morte. A pregação do evangelho trazia consigo o risco de perder a  vida por amor ao Cristo. Jesus deu a Sua vida por nós, para que nós déssemos a nossa vida pelos perdidos.

O mercado “gospel” não tem condições de vender fé, pois a fé vem pelo ouvir a palavra de Deus [Rm 10.17] e não pelo consumismo. Quem quer vender, usa de meios para convencer as pessoas a gastarem o que não têm,  para comprar o eu não precisam. Nisto, existe uma grande diferença para a pregação do evangelho.

Jesus Cristo, em nenhum momento de seu ministério, procurou adular, agradar, “passar a mão na cabeça” de alguém para segui-Lo. Ele não diminuiu os valores e conceitos do Reino de Deus para que as pessoas se sentissem mais seguras. Caminhar com Cristo é andar sobre as águas [Mt 14.29].

Estamos sendo testemunhas do cumprimento da palavra do Apóstolo Paulo a Timóteo, em 2Tm 3.1-9; 4.1-5. Destaco: “Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas”.

Em meio às lutas e desafios que tenho vivido pela pregação do evangelho eu posso afirmar que vale a pena seguir a Cristo! E, a cada dia que carrego a minha cruz, seguindo o mestre, tenho ganhando vida em abundância.

A Deus toda a glória!

_______________
¹ BORRNKAMM, Günther. Jesus de Nazaré. Petrópolis, 1976. Editora Vozes. p.76,77.


Billy Fádel

Billy Fádel (Convidado Especial)



Teólogo por formação, pastor por vocação e jornalista por paixão [MTb. 15.477].

Acesse o blog do Billy

Todos os textos e imagens de JuveMetodistaBLOG são licenciados sob uma Licença Creative Commons. Clique aqui para saber mais sobre isso.
Leia também:
2leep.com
Deixe seu comentário!

Postar um comentário

Olá, ficamos felizes com sua visita no JuveMetodista BLOG! Obrigado por ler este post! Aproveite sua visita e deixe um comentário! Forte abraço!

Página Anterior Próxima Página