Pontinhos de luz

12.12.12 |


Entre os povos antigos, a luz era um símbolo da divindade. Na bíblia, o apóstolo João afirma que Jesus é a Luz do Mundo, que brilha desde sempre e Jesus também disse, mais de uma vez, que Ele era a Luz. Portanto, se verdadeiramente aceitamos Jesus como a Luz do mundo, se somos cristãos fiéis à nossa missão, então devemos funcionar como um reflector dessa luz.

Nós, discípulos de Jesus, precisamos fazer com que a luz ilumine todos os recantos do mundo, afastando as trevas do pecado e levando o conhecimento da vontade de Deus para a humanidade.

Sem luz, não pode haver vida e é por isso que a luz, na obra de Deus, esteve presente logo que o Criador começou a colocar ordem no caos. Segundo a bíblia, a Terra era sem forma e vazia e, para que Deus pudesse encher o planeta de seres vivos, antes teve que ordenar: "Haja luz"! Isto porque ela, a luz, é a forma visível de energia que faz com que as plantas transformem os compostos orgânicos em alimentos (através da fotossíntese), traz claridade através do sol, gera calor, sendo indispensável à vida. E, assim como esta luz física (vinda do sol) é essencial para o nosso corpo físico, também a luz divina é essencial para nós, seres pensantes, a fim de alimentar nossa vida moral e espiritual.

O próprio Deus é Luz! E quando quer recriar a Sua imagem na alma dos homens e mulheres, Deus primeiro ilumina seus corações e mentes, para que, santificados na verdade, eles possam arder como luzes brilhantes, iluminando a todos os que estão ao redor.

Os seguidores de Cristo devem ser mais que uma luz brilhando entre os homens. Eles SÃO a luz do mundo, segundo o próprio Jesus. A luz de Cristo, desta forma, deve ser recebida e compartilhada através de toda boa obra, atuando como forma de preservar tudo o que é bom e útil e destruindo tudo o que é mal, nocivo à humanidade. Jesus não nos enche de luz, não nos torna luz bela e clara, não confirma que somos alguma coisa boa e útil para, depois, nos esconder em um baú, esquecido em um porão qualquer. A função da luz é ser vista!

Um cântico infantil, antiguinho, diz isso de maneira clara: "Minha pequena luz, eu vou deixar brilhar". O cristianismo, amados, é algo que precisa ser visto. Não existe discipulado secreto e nenhum discípulo é um agente 007, que esconde os ensinamentos recebidos do Mestre. Ao contrário, nós, cristãos, devemos repassar tudo o que temos aprendido do Senhor, para que outras pessoas possam alcançar a salvação e também resplandecer a luz. Portanto, temos que preservar, com todo zelo, o nosso testemunho. A nossa luz tem que ser visível em todas as minhas atitudes cotidianas: na maneira como tratamos nossos familiares, como pedimos uma refeição num restaurante, na maneira como nos relacionamos com amigos, irmãos da igreja e colegas de trabalho, como agimos quando alguém fura a fila do banco ou supermercado na nossa frente, na forma como usamos a língua numa partida de futebol... e até mesmo na maneira como utilizados os dedos e os olhos quando navegamos na internet.

Nosso compromisso com Cristo deve ficar patente em tudo o que fazemos ou deixamos de fazer, simplesmente porque Cristianismo não é uma religião, não é uma sociedade secreta cheia de regras, mas sim um estilo de vida! E as nossas atitudes serão vistas e julgadas pelas pessoas, que conhecerão se somos cristãos verdadeiros e comprometidos ou se somos hipócritas, literalmente fazendo de conta que somos seguidores de Cristo.

Evidentemente, ser luz do mundo é uma grande responsabilidade e muitos de nós fugimos dela, porque não sabemos onde e quando brilhar; não nos sentimos capazes disso. Mas Deus disse que não devemos nos preocupar com essas coisas... simplesmente devemos brilhar o tempo todo e em qualquer lugar. Como? Vivendo nas bem-aventuranças de Jesus, crendo que é Ele quem nos capacita; e todo povo poderá ver a Sua Luz através de nós.

Queridos, o êxito do mandato missionário de Jesus não depende de nós! Nossa tarefa é tão somente sermos reflectores desta Luz, para que os que se encontram em trevas sejam iluminados, aquecidos e salvos. Para a nossa geração são as palavras: "Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos Céus - Mateus 5.16. 

Que Deus nos ajude!


Lisieux Souza

Lisieux Souza

Olá! Meu nome é Lisieux, tenho 57 anos, moro em BH e escrevo por pura paixão. Sou poeta,teóloga e pastora...e mãe da Lili!

Leia mais textos de Lisieux

  • rss

Todos os textos e imagens de JuveMetodistaBLOG são licenciados sob uma Licença Creative Commons. Clique aqui para saber mais sobre isso.
Leia também:
2leep.com
Deixe seu comentário!

Postar um comentário

Olá, ficamos felizes com sua visita no JuveMetodista BLOG! Obrigado por ler este post! Aproveite sua visita e deixe um comentário! Forte abraço!

Página Anterior Próxima Página