O que aborrece

5.12.12 |


"Seis coisas aborrecem ao Senhor, a sétima abomina a sua alma..." - Pv 6.16-19

Essa é uma de minhas passagens bíblicas favoritas. É muito curioso e interessante pensar que existem ações humanas que aborrecem ao Senhor e, até mesmo, algo que a alma de Deus abomina. O quão terrível é isso? Pergunto-me o que pode ser tão terrível a ponto de ser abominável à alma de Deus? E o mais importante, por que Sua alma a abomina?

Primeiro, pensemos no que aborrece (ou como é usado em algumas versões, “que o Senhor odeia”). Uso um raciocínio simples para concluir que, em geral, odeio algo que fere aquilo que estimo ou amo. Pensando assim, fica fácil entender o porquê de Deus se aborrecer com essas coisas. Acompanhe comigo.

O que aborrece ao Senhor:

Olhos altivos - É simples! Deus odeia a soberba, o orgulho. Isso porque ele nos chama a servir e amar ao próximo e não a nós mesmos. Ele nos chama a sermos humildes. “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” - Tg 4.6.

Língua mentirosa - A bíblia diz que o diabo é o pai da mentira, mas Jesus diz: “Eu sou o caminho, a VERDADE e a vida”. Não é preciso nem argumentar mais.

Mãos que derramam sangue inocente - Jesus diz: “o ladrão veio para MATAR, roubar e destruir, mas eu vim para que tenham VIDA e a tenham em abundância.” - Jo 10.10.

Pés que se apressam a correr para o mal – Esse item fala daqueles que não só fazem o mal, mas que têm prazer em fazê-lo. Quem se apressaria em fazer o que não o agrada. Paulo nos dá uma importante lição sobre fazer coisas más. Ele diz: “A ninguém torneis mal por mal; procurai coisas honestas, perante todos os homens.” - Rm 12.17.

O coração que maquina pensamentos perversos - Salomão nos aconselha: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida” (Pv 4.23). A palavra nos instrui que nosso coração deve estar cheio de tudo que é puro, honesto, justo, verdadeiro, amável, de boa fama... Sem falar que onde está nosso tesouro também está o nosso coração. E aí? Seu tesouro é a perversidade?

Testemunha falsa que profere mentiras - Olha a mentira aí de novo! Aqui, podemos acrescentar outra coisa: Justiça. Veja o que João diz acerca disso: “Se sabeis que ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele.” (1Jo 2.29). Os justos são filhos de Deus.

E o que é abominável à alma do Senhor:

O que semeia contenda entre irmãos - Essa é minha parte favorita. Porque, dentre tudo que o Senhor odeia, o que mais o aborrece é aquele que semeia contenda entre irmãos. Percebe? O que o Senhor preza com mais afinco é o relacionamento de um irmão com outro. O livro de Provérbios mesmo nos lembra de que “há amigos mais chegados que irmãos” (Pv 18.24). Aprendo com esse texto que é propósito de Deus que eu e você nos relacionemos, nos tornemos amigos e sejamos como irmãos. E o Senhor abomina, acima de todas as coisas, quem gera contendas entre nós. Amemo-nos uns aos outros. Sejamos amigos. Sejamos irmãos.


Ronan Valverde Medeiros

Ronan Valverde Medeiros

Sou químico, e não, eu não sei fazer uma bomba e nem tenho porque saber. Meu nome é Ronan Valverde Medeiros, moro em Viçosa-MG, mas estou sempre em Vitória-ES.

Leia mais textos de Ronan

  • rss

Todos os textos e imagens de JuveMetodistaBLOG são licenciados sob uma Licença Creative Commons. Clique aqui para saber mais sobre isso.
Leia também:
2leep.com
Deixe seu comentário!

Postar um comentário

Olá, ficamos felizes com sua visita no JuveMetodista BLOG! Obrigado por ler este post! Aproveite sua visita e deixe um comentário! Forte abraço!

Página Anterior Próxima Página