Post do Leitor #010 | Armadura de Deus

9.11.12 |


Por Ronan Valverde Medeiros | Título: Armadura de Deus

Estou no final da graduação em Química (bacharelado e licenciatura). Depois de anos de árduas, duras, cansativas e dolorosas batalhas, esta reta final tem exigido muito de minhas condições emocionais. Esses dias, minha mãe me disse: “Meu filho, todo dia, quando você acordar, se vista com a armadura de Deus”.

Hoje, quando acordei, meu primeiro pensamento foi o texto de Efésios 6: 13-18. Paulo descreve utensílios de guerra com a qual todo cristão deve se revestir para as batalhas vindouras. Como romano que era, nascido em Tarso (uma província romana), é natural imaginar que Paulo fez uma analogia com os aparatos de guerra romanos com a qual já era familiarizado. Ele usa inclusive o termo grego PANOPLIAN, que era usado para se referir à armadura romana. Não sou nenhum historiador, nem especialista da época do império romano, mas gostaria que você, querido leitor, ignorasse isso refletisse brevemente comigo sobre nossa preparação enquanto cristão tendo em mente a batalha para a qual temos que estar preparados.

Cinturão da Verdade: O balteus, o cinto romano, era uma peça de adorno e de suporte das armas. Perceba então, que ao olhar para nós, as pessoas precisam enxergar este adorno, a VERDADE. E mais, o que sustenta a arma de todo cristão deve ser isto, a VERDADE.

Couraça da Justiça: A Lorica, a couraça romana, é essencial para a proteção dos órgãos vitais. É a última linha de defesa do seu corpo. É isso que deve proteger-nos dos ataques do inimigo, a JUSTIÇA. É quase incontável o número de promessas bíblicas para o justo.

Sandálias da prontidão do Evangelho da Paz: A caligae, a sandália de marcha romana, é a parte mais intrigante da armadura. Veja bem, aquilo que nos conduz para a batalha são as boas novas de PAZ. Parece paradoxal, mas são essas as boas novas que nos colocaram primeiramente nessa batalha. E por essas boas novas que batalhamos. É justamente para que outras pessoas possam conhecer esse evangelho que lutamos, não contra carne ou sangue, mas contra os principados e dominadores deste mundo.

Escudo da Fé: O scutum, o escudo romano, é a defesa principal do exército romano. Eis o diferencial dos romanos. O escudo romano era maior do que os escudos usados na época. Isso tudo estava atrelado ao estilo de batalha deles. Os romanos eram organizados, lutavam juntos, lado a lado. Antes dos romanos, as batalhas eram travadas desordenadamente onde mal dava para saber se o combatente do seu lado era um aliado ou inimigo. A disciplina do exército romano colocava soldados lado a lado com escudos alinhados formando uma grande parede. Diante desta muralha de escudo, qualquer exército indisciplinado era facilmente derrotado. Veja bem o conceito de unidade que envolve a nossa FÉ querido. Os scutum eram decorados particularmente para cada unidade de batalha. Mas no campo de batalha, eles trabalham juntos e garantem o sucesso dos guerreiros. Assim deve ser a nossa FÉ. Mesmo com nossas particularidades, formas de pensar diferenças, nós somos e cremos em “um só corpo, um só Espírito, uma só esperança, um só Senhor...” Ef 4:4-6

Capacete da Salvação: O cassis, o capacete romano, protege a parte mais vulnerável durante uma batalha. Durante uma batalha, qualquer golpe na cabeça pode ser fatal. É realmente interessante pensar que aquilo que nos garante uma nova vida, a SALVAÇÃO, é o que nos livra da morte

Espada do Espírito: A gladius, a famosa espada dos romanos, era sua principal arma. E a arma do cristão é a palavra de Deus, que o Espírito dá. Veja que o texto bíblico associa a palavra ao Espírito Santo. Ou seja, é necessário que nos relacionemos com o Espírito para que estejamos devidamente armados. E essa arma, vinda do Espírito, só pode ser espiritual e nos lembra contra quem lutamos. A guerra para a qual devemos estar preparados é essa.

Estamos devidamente preparados? Prepare-se você também para a batalha que todo cristão deve travar. Una seu escudo ao meu, uma sua FÉ a minha. Marche pela PAZ. Proteja-se com a JUSTIÇA. Adorne-se e sustente sua arma com a VERDADE. Garanta a sua vida com a SALVAÇÃO. E esteja em comunhão com Espírito de Deus para que quando a hora chegar, você esteja devidamente armado da PALAVRA DE DEUS.

Post enviado pelo leitor: Ronan Valverde Medeiros


Você escreveu um texto bacana?! Que acha de enviá-lo para nós?! Envie seu texto através da nossa página de contatoOBS: Os textos enviados serão analisados pela equipe do blog; se for aprovado, o autor será informado sobre a data em que o publicaremos!

Todos os textos e imagens de JuveMetodistaBLOG são licenciados sob uma Licença Creative Commons. Clique aqui para saber mais sobre isso.
Leia também:
2leep.com
Deixe seu comentário!

Postar um comentário

Olá, ficamos felizes com sua visita no JuveMetodista BLOG! Obrigado por ler este post! Aproveite sua visita e deixe um comentário! Forte abraço!

Página Anterior Próxima Página