Brincadeira vs Verdade

29.8.12 |


Algumas palavras e atitudes que para alguns são consideradas brincadeira, motivos de risadas e sinônimo de amizade, para outros pode causar um profundo sofrimento e angústia. Mas, especificamente, segundo sua definição, o Bullying tem a característica da intenção de quem o pratica de realmente atingir o outro de forma ruim, de causar intimidação e de agredir, na maioria das vezes, verbalmente ou até mesmo fisicamente. Por mais que pareça difícil de aceitar, existem pessoas que desejam que outras sintam-se derrotadas e que não tem valor algum.

Eu também tinha muita dificuldade em aceitar o Bullying como um problema real. No início das discussões sobre esse tema aqui no Brasil, também achava que era apenas bobagem de quem se deixava levar por provocações; até que entendi que são mais que brincadeirinhas, é uma verdadeira violência. Pensava como muitos: "Ah, é só brincadeira e as pessoas dão ouvidos à isso..." ou "Quando estava na escola também ouvia piadinhas, tinha apelidos e nunca fiquei morrendo aí, pelos cantos e tal". Até entender que as brincadeiras da minha época - não que eu seja velha, não mesmo! rs- eram diferentes, não eram agressivas.

Ainda sou muito a favor das brincadeiras - repito - brincadeiras. Infelizmente, tenho observado como estamos esquecendo como se brinca. As palavras estão cada dia mais pejorativas e são ditas sem pensar em como o outro vai escutar aquilo. Acredito que existe uma grande falha de comunicação entre o 'falar e ouvir' e até mesmo nas brincadeiras, acredito que o respeito tem sido esquecido e deixado de lado em alguns momentos.

Primeiro, eu tenho que pensar que as pessoas não são iguais: cada um tem seu jeitinho, cada um pode pensar de uma maneira diferente e, por mais que eu ache besteira ou "frescura", é o jeito da pessoa. E o que faço diante disso? Respeito. Acredite; esse já é um grande passo.

Além disso, dentro das nossas amizades, também é tão bom dizer a verdade e mostrar a importância do outro... Exemplo: nos ensaios do ministério de música da igreja onde frequento, quando algum instrumentista ou vocalista faz algo diferente e de destaque, o grupo (amigos, graças a Deus) provavelmente vai mostrar que percebeu o que a pessoa fez com uma pequena zoação do tipo: "Que isso, hein! Ele é o ferão!". Mas é tão bom também se alguém falar pra essa pessoa: "Que bom ver que você tem se empenhado em melhorar no seu instrumento/ condição vocal. Continue assim!". Acredito que do primeiro jeito relatado, para o nosso grupo, a pessoa vai entender que fez algo legal; contudo, acredito mais ainda que a verdade sendo dita sem brincadeirinhas, é muito mais edificante.

Na palavra de Deus encontramos versículos que podem nos ensinar bastante sobre o que discutimos aqui:

"Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam" (Mateus 7.11a)

"Amar a Deus de todo o coração, de todo o entendimento e de todas as forças, e amar ao próximo como a si mesmo é mais importante do que todos os sacrifícios e ofertas" (Marcos 12.33)

Amar também significa respeitar.

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem" (Efésios 4.29)

Temos que aprender a respeitar, ouvir e falar. Quem sabe, assim, vamos conseguir demonstrar o verdadeiro amor de Deus, que nos une, com brincadeiras e com verdades. É tão bom termos amigos com quem podemos zoar e nos divertir; bom também é mostrar o quanto as pessoas são valiosas para nós e para Deus.

Em tom de brincadeira: "Ui! Ele é 'bonzão'".

De verdade: "Você é muuuuito especial! Saiba que você tem um enorme valor pra Deus!"

Abraço,


Talita Cellia

Talita Cellia

Sou a Talita, 20 e poucos anos e quase professora de Química. Vivendo em Vitória/ES. E meus amores são família, amigos, música e, acima de tudo, Papai do Céu.

Leia mais textos de Talita

  • rss

Todos os textos e imagens de JuveMetodistaBLOG são licenciados sob uma Licença Creative Commons. Clique aqui para saber mais sobre isso.
Leia também:
2leep.com
Deixe seu comentário!

Postar um comentário

Olá, ficamos felizes com sua visita no JuveMetodista BLOG! Obrigado por ler este post! Aproveite sua visita e deixe um comentário! Forte abraço!

Página Anterior Próxima Página