Este é, de longe, o post que demorei mais tempo para conceber e talvez o menos extenso. O assunto é muito complexo e demanda muito cuidado na abordagem. Por isto mesmo, careço muito de vossas opiniões para que a ideia central deste post seja devidamente formatada.
Assisti recentemente a um vídeo em que o médico Dráuzio Varella, pessoa a quem muito admiro, apresentava seu ponto de vista a respeito de aborto, uso de contraceptivos, planejamento familiar, espiritualidade e outros assuntos.
Sendo perguntado sobre o principal culpado no planejamento familiar, o mesmo, categoricamente, responde que tal culpado é a igreja por não indicar contraceptivos. Pude ainda ler alguns comentários dos espectadores do tipo: “a igreja não deve interferir”, “nas questões de saúde, ela deve se calar” e outras defesas semelhantes.
O que me faz trazer esta idéia para nosso universo são algumas compreensões e questionamentos particulares:
01 - o principal inimigo do planejamento familiar é o próprio Estado, pois o mesmo não tem competência e, muitas vezes, interesse de atender as camadas mais desfavorecidas.
02 - a igreja talvez seja, hoje, a instituição que mais oriente sobre planejamento familiar, porém suas orientações não são embasadas no uso e manipulação de contraceptivos, mas no respeito do ser humano por seu corpo e amor próprio. Será esta pregação incentivada pela igreja o dito “autoritarismo da pior espécie” defendido pelo interlocutor?
03 – Sendo a igreja uma das instituições que mais dão suporte social nesta esfera, por que deve ser ela a única instituição a se calar quando é necessário falar? Será que a opinião defendida pela igreja é o chamado “poder de prensar a sociedade”?
Gostaria muito de vossa participação, inclusive para discordar destas compreensões.
Eliézer Gomes
Publicitário, casado, músico por hobby, ministro de louvor, apaixonado pela escrita e agora, tentando ser blogueiro.
Eu concordo em gênero, número e grau no que você disse. Acho que a igreja deve sim ensinar as pessoas a amarem e cuidarem do próprio corpo, ao invés de simplesmente fazer algo totalmente contrário aos ensinamentos bíblicos que é dizer: Se for fazer, faça com segurança, mesmo que não seja casado, o importante é se divertir e usar camisinha. Acho que a concepção de certo e errado do povo de hoje é: Igreja errado, ciência certo. Não que eu não goste da ciência, mas tem coisas que simplesmente não se explica e que é papel sim da igreja intervir!
Eu concordo em gênero, número e grau no que você disse. Acho que a igreja deve sim ensinar as pessoas a amarem e cuidarem do próprio corpo, ao invés de simplesmente fazer algo totalmente contrário aos ensinamentos bíblicos que é dizer: Se for fazer, faça com segurança, mesmo que não seja casado, o importante é se divertir e usar camisinha.
Acho que a concepção de certo e errado do povo de hoje é: Igreja errado, ciência certo. Não que eu não goste da ciência, mas tem coisas que simplesmente não se explica e que é papel sim da igreja intervir!
Postar um comentário
Olá, ficamos felizes com sua visita no JuveMetodista BLOG! Obrigado por ler este post! Aproveite sua visita e deixe um comentário! Forte abraço!