Páscoa, o que é isso?

4.4.12 |

Percebo que a forte ênfase no chocolate no período da páscoa, tem engolido o real sentido dela. O que era pra ser engolida por nós (chocolate), está engolindo o sentido profundo desta festa.

Nessa semana, durante uma aula de exegese do antigo testamento, nosso professor e pastor Tercio Siqueira nos proporcionou um momento edificante de reflexão sobre o sentido da páscoa. O professor fez uma análise da procedência da palavra páscoa no hebraico. Ele nos ensinou que a palavra páscoa (no hebraico: “Pecach”) que é um substantivo, é procedente da palavra em hebraico “Pacach”, que são dois verbos, “mancar” e “saltar ou saltar por cima”.


Para o povo judeu a páscoa é a celebração da libertação dos israelitas do Egito. Libertação que se concretiza devido ao resultado da decima praga. Esta praga é a passagem do anjo da morte sobre as casas do Egito para levar a vida dos primogênitos. Neste dia, Deus ordenou que o povo israelita separa-se um cordeiro sem defeito para ser sacrificado e para a família comer a carne do animal (cf. Ex. 12:1-6).

Também foi ordenado que o povo passasse o sangue do animal sacrificado nas laterais das portas (cf. 12:7). O sangue era um sinal de que o anjo da morte passaria (“Pacach”, saltaria) por cima da casa e não levaria a vida dos primogênitos de Israel (cf. 12:12-13,23). A festa da páscoa para os israelitas significa liberdade da opressão egípcia. O Livramento de uma vida manca/oprimida, através do salto de Deus sobre a casa dos israelitas (cf. 12:25-27).

E para nós cristãos o que isso significa: Mancar e saltar?

Para nós cristãos, a páscoa é a celebração da ressureição de Jesus Cristo. Assim como a páscoa judaica é a “pacach”, salto para a liberdade de uma vida manca. A ressureição também é a “pacach”, salto da morte (mancar) na cruz para a vida.

A mensagem da páscoa para nós cristãos nos convida a levar a boa nova do saltopara a vida aos mancosque estão à nossa volta. Este momento deve nos despertar para a missão do evangelho. Possibilitar aos mancos/oprimidos, um saltopara a alegria da salvação. Isso me parece uma boa notícia!

O texto de Atos 3:1-10, onde Pedro e João dão a oportunidade de um manco/aleijado saltar para uma nova vida, é a mensagem da páscoa. Mensagem que através da morte do cordeiro Jesus, faz as nossas mancadas na vida se transformarem em saltos de alegria e louvor a Deus, quando nos rendemos a Ele.

É momento de sermos uma igreja que leva liberdade às pessoas que estão mancando à nossa volta. Não devemos apenas emprestar muletas espirituais, para os mancos tentarem saltar. Devemos ser aqueles que levam a oportunidade de saltos de alegria, através da mensagem da “Pacach”, o salto da morte para a vida.

Minha oração é que nós como igreja de Cristo, possamos ser como Pedro e João. Aqueles que não emprestam muletas, “Não tenho prata nem ouro, (...)”, mas, levam a mensagem do salto para uma nova vida através de Jesus, “(...) mas, o que tenho isto lhe dou. Em nome de Jesus Cristo, ande.”.

Ótima páscoa todos vocês!



George Paradela

George Paradela

Sou seminarista, tenho 22 anos. Moro em São Bernardo do Campo/SP, gosto de trabalhar com juventude, amo música e estudo teologia.

Leia mais textos de George

  • rss

Todos os textos e imagens de JuveMetodistaBLOG são licenciados sob uma Licença Creative Commons. Clique aqui para saber mais sobre isso.
Leia também:
2leep.com
Deixe seu comentário!

Postar um comentário

Olá, ficamos felizes com sua visita no JuveMetodista BLOG! Obrigado por ler este post! Aproveite sua visita e deixe um comentário! Forte abraço!

Página Anterior Próxima Página