Moacir Santos - Coisa nº5

26.4.12 |


Há quinze dias publiquei um texto sobre uma obra do maestro brasileiro Moacir Santos que se encontra no link: Coisa n°3. Dando continuidade, hoje aprenderemos um pouco sobre sua obra “Coisa nº5”.

Diferente do texto anterior, não farei uma análise técnica da música. Minha intenção aqui, primeiramente, é divulgar o maestro, que foi mestre de tantos como João Donato, Baden Powell, Nara Leão, Roberto Menescal, Flora Purim, entre vários outros, e continua ensinando nos dias atuais, mesmo que indiretamente, pois sem dúvida sua obra perdurará eternamente; e mostrar especificamente através da Coisa nº5, as variadas formações e versões de uma mesma música.

Coisa nº5, encontrada no disco “Coisas” de Moacir, é uma versão instrumental, com elementos afros em evidencia, harmonia sofisticada, instrumentação com um caráter sinfônico diferenciado, presença do tema e improviso – características da música erudita, do jazz, da música afro-brasileira, tudo muito bem condensando em uma mesma obra, em uma mesma vida! A marca registrada de Moacir.

Abaixo a gravação de Coisa nº5 do disco “Coisas”:




Essa é considerada a obra mais conhecida de Moacir, com uma parceria com “Mario Telles”, que compôs uma letra para a mesma que passou a se chamar “Nanã”. A música foi o tema principal do filme: “Ganga-Zumba” (de Cacá Diegues).

Deixo uma versão cantada para apreciação:



Garimpando o Youtube, achei um trecho do filme “Ganga-Zumba”, no qual Moacir fez a trilha, O tema ouvido no início da cena é o da “Coisa nº9”; e a partir dos 6:00min aprox. o próprio Moacir cantarola a melodia de “coisa nº5”. Cena rara! Confiram:


Finalizando com chave de ouro, deixo uma última versão, essa de cunho bem jazzístico, com Stefano Bollani (piano), Zé Nogueira (sax soprano), Mirko Guerrini (sax tenor), Nico Gori (clarinete), Marco Pereira (violão), Jorge Helder (contrabaixo), Jurim Moreira (bateria) e Armando Marçal (percussão). Time da pesada! Confiram:



Espero que curtam, escutem Moacir sem moderação!

Abraço,

Vinícius Rodrigues

Vinícius Rodrigues

Músico, guitarrista/violonista. Licenciando em Música. Maníaco por Jazz e música brasileira.

Leia mais textos de Vinícius

  • SoundCloud
  • Youtube
  • rss

Todos os textos e imagens de JuveMetodistaBLOG são licenciados sob uma Licença Creative Commons. Clique aqui para saber mais sobre isso.
Leia também:
2leep.com
Deixe seu comentário!

Postar um comentário

Olá, ficamos felizes com sua visita no JuveMetodista BLOG! Obrigado por ler este post! Aproveite sua visita e deixe um comentário! Forte abraço!

Página Anterior Próxima Página