Se você está lendo este texto é porque felizmente não considerou o vídeo acima uma afronta, muito obrigado e parabéns! Explicando brevemente o que tem a ver a música com as imagens do vídeo e com o contexto que elas representam, é o seguinte: sou fã da banda Los Hermanos (Sim amigo(a), ouço música "secular", blz?), ouvi esta música diversas vezes, mas na última segunda-feira aconteceu algo especial, eu prestei atenção da letra de uma forma diferente e quando fui buscá-la pra compartilhar uma de suas partes encontrei o vídeo acima e confesso que assisti bastante emocionado.
Estou estudando novamente os evangelhos, e, a cada vez que leio sobre Jesus, fico mais impressionado com Ele. Diferente do que é pregado nos dias de hoje, que nós temos que ser prósperos, bem-sucedidos, renomados e um tanto de outras coisas que uns "pastores" e "apóstolos" andam inventando por aí, Jesus não teve nenhuma destas pretensões. Quando percebia que a empolgação por seus milagres e ensino tomava o povo a ponto deles começarem a querer exaltá-lo demais, Ele dava um jeito de sair daquele lugar e ir para outro; assim foi até o dia em que Ele fez sua entrada triunfal em Jerusalém, montado num jumento, que foi emprestado, diga-se de passagem. Realidade bem diferente da de muitos dos "pastores", "apóstolos", "profetas", etc, nos dias de hoje.
Amanhã é sexta-feira santa, o dia em que lembramos de forma especial que Jesus foi julgado e crucificado séculos atrás. É impressionante que, em momento algum, Jesus reivindicou seus direitos nem usou seu poder para poupar-se da dor que havia de sofrer. O interessante é que Ele poderia simplesmente não aceitar morrer por aquele povo que, o tempo todo, o envolvia em intrigas, mentiras e planos para matá-lo; mas Ele sabia que a vontade de quem o enviara era maior que qualquer coisa.
Eu nunca me aproximei de uma ovelha, mas a comparação que a bíblia faz de Jesus com este animal é perfeita. É um animal que não oferece risco algum a ninguém, inofensivo, não resiste à morte, se cala e a aceita. Foi assim que Jesus agiu: simplesmente calou-se diante da vontade soberana de seu Pai, obedeceu, cedeu, abriu mão de seus direitos, abriu mão de seu conforto, glória, majestade; foi humilhado, desprezado, espancado, cuspido e, pra não estender mais a lista de afrontas que Ele recebeu, foi crucificado. E, se não bastasse, morreu diante de pessoas que zombavam dele dizendo coisas como: "Salvou os outros, mas não é capaz de salvar a si mesmo! E é o rei de Israel! Desça agora da cruz, e creremos nele." [Mateus 27:42].
"Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a boca; como um cordeiro que é levado ao matadouro, e como a ovelha que é muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a boca." [Isaías 53:7]
De onde veio a calma de Jesus? De onde veio essa determinação em fazer a vontade de seu Pai mesmo que isso lhe custasse a própria vida?
A motivação de Jesus em obedecer a Deus vinha do fato de saber que o mal teria fim, que seríamos reconciliados com Deus, etc.
"Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo justo justificará a muitos, e as iniqüidades deles levará sobre si." [Isaías 53:11]
"Eu não vou mudar não / Eu vou ficar são / Mesmo se for só / Não vou ceder / Deus vai dar aval sim / O mal vai ter fim / E no final assim calado / Eu sei que vou ser coroado rei de mim." [De onde vem a Calma - Los Hermanos]
Se este texto te pareceu confuso até este momento, quero que fique em sua memória que a dedicação de Jesus em calar-se e submeter-se à Deus, abrir mão de seus direitos e simplesmente aceitar tamanha injustiça, o tornaram digno de receber a glória, honra e exaltação que este mundo jamais daria a Ele. E nada daquilo que podemos conquistar aqui pode ser comparado com aquilo que Jesus conquistou por nós, pois tudo neste mundo e existência é passageiro, mas a vida que aquele que morreu e ressuscitou no terceiro dia após sua morte nos oferece é eterna.
Feliz páscoa, Deus te abençoe!
Forte abraço!
Luiz Fernando Pimentel
Sou designer freelancer, arranho uns acordes em minhas guitarras e moro em Vitória/ES.
Postar um comentário
Olá, ficamos felizes com sua visita no JuveMetodista BLOG! Obrigado por ler este post! Aproveite sua visita e deixe um comentário! Forte abraço!