Olá, nesse post quero apresentar, caso não a conheça, uma das várias e grandes obras do Maestro brasileiro “Moacir Santos”, chamada “Coisa nº3”.
Foi gravada originalmente no disco “Coisas” de Moacir Santos, o qual contém 10 faixas, todas denominadas como “coisas”, apenas a numeração as diferenciam, exemplo: coisa nº1; coisa nº2, e assim sucessivamente. Ao justificar a nomeação de sua obra, Moacir disse que não podia compará-la com uma obra de verdade, que sua música era uma “coisa” qualquer, fato que comprova sua tamanha humildade, haja vista que é considerado um dos maiores compositores brasileiros do século XX e XXI.
Especificamente a “Coisa nº3, deixa evidente uma das principais características de Moacir, que é dificuldade de ser classificado como “Erudito” ou “Popular”, pois o caráter sinfônico pende muito para o primeiro, e os elementos afro-brasileiros ea harmonia jazzística para o segundo. A obra inicia-se com um duo no mínimo inusitado de piano e percussão que vai até os 1:20 min aproximadamente; a percussão é responsável por um ostinato (repetição) rítmico que sustenta a música até o fim, o que remete à característica supracitada dos elementos afro-brasileiros, ea base harmônica do piano e algumas vezes até mesmo a melodia segue o mesmo desenho rítmico.
O piano prepara a entrada dos demais instrumentos com um “crescendo” e sai de cena subitamente; agora o que era feito por ele passa para a orquestra com metais, madeiras, contra-baixo, guitarra elétrica e vibrafone. Os instrumentos como flauta, trompete e clarinete são responsáveis pela melodia, os mais graves como trombone, saxofone barítono e trompa pelos BG's, a guitarra elétrica eo vibrafone fazem melodias curtas de efeito.
Abaixo o áudio retirado do disco “Coisas”:
No link abaixo você encontra disponível para download o disco “Coisas” e vários outros de Moacir Santos:
Postar um comentário
Olá, ficamos felizes com sua visita no JuveMetodista BLOG! Obrigado por ler este post! Aproveite sua visita e deixe um comentário! Forte abraço!