Uma Noite em 67 - #03: A Música de Edu

29.3.12 |


Se você acompanhou os textos anteriores dessa série, talvez tenha se perguntando em algum momento: quem ganhou esse festival? Caso não tenha os lido veja em http://goo.gl/bhGcN. Ressalto que essa série é apenas um resumo do documentário “Uma Noite em 67”, e para quem quer entender todos os detalhes dessa noite histórica é necessário assisti-lo na íntegra.

Respondendo a pergunta anterior, o ganhador desse festival foi “Edu Lobo”. Ele conseguiu o primeiro lugar com a belíssima canção “Ponteio”, parceria com “Capinan”. Edu representou muita coisa para o festival, já o festival não representou tanto para ele, mesmo tendo o ganhado, tanto que logo após sua vitória, viajou para uma turnê na França, afim óbvio, de oportunidade de trabalho, mas mais do que isso, foi para se livrar do assédio do primeiro lugar no festival, e da obrigação de cantar “Ponteio” em todos os shows que fizesse no Brasil.

Edu é um caso à parte comparado aos demais compositores e interpretes brasileiros, não é a toa que é considerado a terceira pessoa da “trindade da música brasileira”, precedido por Heitor Villa-Lobos, e Tom Jobim respectivamente. Aos 23 anos, época do festival, sua música já era muito bem feita, mas diferente de muitos artistas brasileiros, ele não se acomodou com o sucesso, e foi estudar música de verdade, o que o transformou num compositor de altíssima qualidade.

Se você é músico (musicista), ou apenas um admirador de música brasileira de qualidade e ainda não conhece esse cara, invista seu tempo pesquisando sua arte, e o melhor de tudo é que ele ainda está vivo, normalmente só se fala bem de artistas falecidos, nesse caso, se você der sorte, ainda poderá vê-lo pessoalmente.

Abaixo o vídeo da apresentação de “Ponteio” no festival de 67, e um breve trecho do documentário, confiram:









Deixo outra dele que gosto muito : ”Vento Bravo” (1973)






Se interessou? Quer saber mais? Confira seu site oficial: http://www.edulobo.com.br/site/

Espero que curtam, Abraço.


Vinícius Rodrigues

Vinícius Rodrigues

Músico, guitarrista/violonista. Licenciando em Música. Maníaco por Jazz e música brasileira.

Leia mais textos de Vinícius

  • SoundCloud
  • Youtube
  • rss

Todos os textos e imagens de JuveMetodistaBLOG são licenciados sob uma Licença Creative Commons. Clique aqui para saber mais sobre isso.
Leia também:
2leep.com
Deixe seu comentário!

Postar um comentário

Olá, ficamos felizes com sua visita no JuveMetodista BLOG! Obrigado por ler este post! Aproveite sua visita e deixe um comentário! Forte abraço!

Página Anterior Próxima Página