Hinologia Cristã, um movimento [HCC]

22.2.12 |


HINÁRIO PARA CULTO CRISTÃO

PREFÁCIO

"O cântico reflete a fé, as tradições, os valores, as preferências, as doutrinas, os rumos e a espiritualidade de cada um de nós. Nosso cântico reflete quem somos e onde estamos, na peregrinação cristã. Um hinário é uma coletânea de cânticos que, além de refletir quem somos, indica o estágio em que nos encontramos nessa trajetória cristã. Além disso, prevê quem seremos e medirá, no percurso, nossa estatura espiritual. O formato, o estilo, e a disposição do conteúdo de um hinário definem os dias e a época de seu uso.

A Comissão que compilou o Hinário Para o culto Cristão procurou levar em conta quem somos, procedendo de extensa pesquisa dos hinos mais cantados em nossas igrejas, examinando a histórica revisão de 1958 do Cantor Cristão e utilizando o acervo da hinódia brasileira.

Cânticos hinologicamente históricos se encontram junto a hinos inéditos. Textos de grande valor, mas até agora pouco cantados, têm maior atração por causa de suas novas melodias. Há muitas músicas novas e outras muito antigas. Há inovações melódicas, rítmicas e harmônicas. Grandes lacunas de assuntos foram preenchidas com hinos sobre a Trindade, a Bíblia, o Espírito Santo, a Ceia e o Batismo. Este hinário contém hinos também para ocasiões especiais como Apresentação de Crianças, Dedicação de Templos, Casamento e Aniversários. 

Ao trabalho árduo de coletar, escolher, documentar e organizar o material do hinário, somou-se a busca espiritual da vontade de Deus quanto ao seu conteúdo. Quem seremos e como cresceremos espiritualmente ao usá-lo? Lembramo-nos, também, que Deus deseja que o adoremos “em espírito e em verdade” (Jo 4.24), que cantemos “com o espírito, mas também com o entendimento” (1Co14.15), adequando-nos e sabendo que ele é Deus (Sl 46.10), buscando a sua face (Sl 24.6).

As passagens bíblicas, que acompanham o título de cada hino, têm o propósito de provocar a reflexão sobre o conteúdo da letra. As leituras bíblicas ajudarão a congregação a expressar, a uma só voz ou alternadamente, grandes verdades relacionadas aos assuntos dos hinos. Tanto as leituras quanto as letras poderão ser usadas para a prática da devoção pessoal, familiar, ou em grupos maiores.

Os índices serão úteis a todos, especialmente aos que planejam ordens de culto.

As mudanças em letras de hinos já conhecidos foram feitas seguindo critérios linguísticos, gramaticais, poéticos, hinológicos e teológicos.

Essas mudanças podem ser analisadas, comparando-se o antigo texto com o novo, lendo-os em alta voz e procurando compreender a nova forma. A Comissão espera que este hinário seja revisto, possivelmente a cada dez anos, para mantê-lo atualizado e útil.

Todos que contribuíram para o preparo do Hinário Para Culto Cristão agradecem a Deus o privilégio de participar desse grande empreendimento. Sentimos a responsabilidade de refletir quem somos e discernir quem seremos, através das mensagens cantadas e lidas. O objetivo da Comissão é ver a Igreja crescer em sua adoração a Deus, em seu conhecimento espiritual, em seu fervor evangelístico e em seu ministério na vizinhança, no país e no mundo.

“Escreva-se isto para a geração futura, para que um povo que está por vir louve ao Senhor”
(Sl 102.18).

Pela Comissão do Hinário para Culto Cristão,

Joan Larie Sutton, Coordenadora Geral."

Este artigo faz parte da série "Hinologia Cristã, um movimento" para saber mais sobre o assunto leia também: Parte 01Parte 02Parte 03Parte 04 e Parte 05.

Todos os textos e imagens de JuveMetodistaBLOG são licenciados sob uma Licença Creative Commons. Clique aqui para saber mais sobre isso.
Leia também:
2leep.com
Deixe seu comentário!

Postar um comentário

Olá, ficamos felizes com sua visita no JuveMetodista BLOG! Obrigado por ler este post! Aproveite sua visita e deixe um comentário! Forte abraço!

Página Anterior Próxima Página