Estrutura? Pra quê?

8.2.12 |




Estou em São Paulo participando da Campus Party Brasil 5 (detalhe que não podia deixar de citar), e ai tive a oportunidade de conhecer pessoalmente algumas "celebridades" da blogosfera cristã. Entre todos os que conheci destaco, tentando escrever por ordem alfabética: Alexandre Milhoranza, Ariovaldo Jr, Caio Stolf, Cristiano Machado (@crentassos), Felipe Nogs, Henrique Serrat e Thiago Matso (@profetirando).  Estou citando isso porque, de certa forma, tem um pouco a ver com com a história que vou contar.


Bom, a história começa quando fui visitar a Igreja Capital Augusta. Eu já havia lido algo sobre eles, mas acho que não o suficiente pra conhecer de fato o perfil da igreja que eles tem. Quando o Cristiano, Caio e Henrique comentaram que iriamos fazer uma visita lá, imaginei uma igreja com uma estrutura top, afinal né, é uma igreja na maior cidade do país. Pensei logo em uma estrutura que eu sempre considerei ideal e, pra minha imensa surpresa, no domingo passado eles se reuniram no MASP, aliás, numa espécie de praça que há ao lado do MASP. 

Quem pregou neste culto foi o pastor Ari e foi tudo de uma simplicidade enorme, porém, não ficou devendo a nenhum "ótimo" culto de domingo que já tive a oportunidade de participar. Talvez, você esteja se perguntando porque estou contando sobre o meu dia em São Paulo, mas é agora que você vai entender o porque disto tudo.

Já ouviu falar da Ane? (Clique no link que há no nome dela e conheça a história) Resumindo , ela tem um câncer bem sério (e qual não é sério?) e por conta disso tem contado com a ajuda de amigos pra custear a alimentação diferenciada que ela precisa ter para o tratamento que ela está fazendo. A Ane congrega na Capital Augusta e em novembro do ano passado o pessoal da igreja abriu mão da estrutura, que normalmente é alugada para realização de seus cultos, deixando um espaço confortável, que os protegeria do sol, chuva, vento, etc, para doar o valor do aluguel, que é pago por dia de locação, para Ane. 

Isso foi um tapa na minha cara! Não me recordo de uma história assim: uma igreja abrir mão de uma estrutura boa pra realizar suas atividades e, com isso, abençoar a vida de uma pessoa necessitada. Segundo Gui Menga, um dos líderes da Capital Augusta, a igreja tem tido essa prática, sempre que possível, doando o valor dos aluguéis para alguém que esteja precisando na época, assim como fizeram com Ane em novembro.

Outro dia levantei uma questão aqui, através de uma imagem postada no Profetirando e isso se tornou a nossa terceira enquente, perguntando a você nosso querido, amado e precioso leitor, sobre a real importância da estrutura física de uma igreja. E ai, a conclusão que há algum tempo tem sido inevitável, até mesmo pra mim que considero uma ótima estrutura fisica de extrema importância, é que a estrutura não é tão importante assim.

Temos que valorizar a comunhão do corpo de Cristo: a igreja de fato, não a estrutura física que é utilizada pra abrigar suas reuniões. A Capital Augusta e sua maravilhosa demonstração de amor fraternal em relação a Ane e aos demais irmãos amparados por ela, me mostram que neste mundo de absurdos envolvendo pessoas que deveriam representar o Reino de Deus e não expô-lo à vergonha, ainda há esperança. Ainda vale à pena acreditar que dá pra ser Igreja apesar da igreja. Ainda vale a pena ser cristão, apesar do sistema capitalista, que é de resultados, que tem se instalado na grande maioria das igrejas protestantes deste país e no resto do mundo.

Vale à pena insistir no caminho correto, galera. Não estou desprezando ou desconsiderando o valor de uma boa estrutura, porém, hoje estou convencido e, por mais que me doa dizer isso: Estrutura? Pra que?!

O Amor é a maior propriedade que uma comunidade de fé pode ter.


Luiz Fernando Pimentel

Luiz Fernando Pimentel

Sou designer freelancer, arranho uns acordes em minhas guitarras e moro em Vitória/ES.

Leia mais textos de Luiz

  • Google Plus
  • SoundCloud
  • Vimeo
  • Youtube
  • Blogger
  • rss

Todos os textos e imagens de JuveMetodistaBLOG são licenciados sob uma Licença Creative Commons. Clique aqui para saber mais sobre isso.
Leia também:
2leep.com
Deixe seu comentário!

Felipe Nogs

Droga só vi isso agora, quanto amor *--*

Postar um comentário

Olá, ficamos felizes com sua visita no JuveMetodista BLOG! Obrigado por ler este post! Aproveite sua visita e deixe um comentário! Forte abraço!

Página Anterior Próxima Página