Stopmotion - parte 2

11.1.12 |











No último post, falei um pouco sobre o que é o stopmotion e acabei falando de uma técnica conhecida como Claymation (barro animado), que trabalha com bonecos de barro, látex, massinha etc. O stopmotion também pode ser feito por recortes. A câmera filme os recortes de papel se movendo. Um exemplo é o filminho que nós aqui do blog fizemos para o aniversário para o Luiz Fernando.



Outra técnica super legal é a partir das câmeras analógicas Lomo. Numa explicada rápida, a LOMO é uma empresa fabricante de equipamentos ópticos da Rússia que servia para “dar emprego” na época do Leningrado. São câmeras, em comparação com as outras, ruins, feitas com baixo orçamento, que possuem certos defeitos de fábrica, como a péssima vedação da câmara escura e suas lentes de plástico. Isso pode parecer ruim, mas, hoje, a Lomografia (fotografia com Lomo) é cult, rs. As fotos são feitas pelo acaso, e essa é toda a graça. Com filmes vencidos, revelação cruzada e afins, as fotos feitas com os diversos tipos de Lomo atraem seguidores até hoje. Mas vamos voltar à técnica. A Lomokino é uma câmera que leva o mundo das fotografias para o filme. É uma câmera filmadora feita para criar curtas em 35mm. O site da Lomography (lomography.com.br) disponibiliza vários curtas feitos com a câmera, e ela até pode ser comprada no site pela bagatela de R$199. Para quem tem interesse em começar a fazer curtas com a Lomokino, o site também disponibiliza notas de produção com tutoriais desde a colocação do filme até a pós-produção em programas como Windows Movie Maker e Adobe Premiere. Aqui temos exemplos de curtíssimos feitos na Lomokino:


The Lomography LomoKino from Lomography on Vimeo.
Lomography LomoKino Teaser No.2 from Lomography on Vimeo.
Carnaby Street - LomoKino from Lomography on Vimeo.
Outra técnica é Pixillation. É feita com atores vivos ou objetos reais captados quadro a quadro. É uma técnica muito usada nos trabalhos finais de cursos de animação no país. Temos os exemplos do Ilha Design 2008:

Os lindos comerciais do Amazon Kindle:

E o maravilhoso e favorito clipe do Coldplay, Strawberry Swing:

Agora, pra quem quer seguir carreira na animação, não só em stopmotion, tenho algumas dicas. No ano passado fiquei sabendo que a UFMG havia aberto o curso de graduação em Cinema de Animação e Artes Digitais. A Universidade Anhembi Morumbi também possui um curso superior na área, Tecnologia de Produção Multimídia: Design de Animação. A PUC-Rio possui uma opção em pós-graduação em Animação. E pra quem não tem tempo ou não pode fazer uma graduação/pós, temos o Anima Mundi. É um festival que acontece todos os anos no Brasil, dedicado à animação. Também é uma “escola” que oferece diversos cursos o ano todo (inclusive Intensivo de Férias). 

É isso. Qualquer um pode fazer um stopmotion, desde que tenha criatividade e disposição. Em breve, teremos mais uma série de posts. Fiquem ligados :) 

E quem quiser sugerir algum post dentro dessa área (cinema, animação, design ou arte) sinta-se à vontade para dizer nos comentários! 

Abraços! :)


Todos os textos e imagens de JuveMetodistaBLOG são licenciados sob uma Licença Creative Commons. Clique aqui para saber mais sobre isso.
Leia também:
2leep.com
Deixe seu comentário!

Postar um comentário

Olá, ficamos felizes com sua visita no JuveMetodista BLOG! Obrigado por ler este post! Aproveite sua visita e deixe um comentário! Forte abraço!

Página Anterior Próxima Página