PRESS RELEASE, FOR IMMEDIATE RELEASE.

20.1.12 |

Pirate Bay 
Segue a tradução do texto contido em http://static.thepiratebay.org/legal/sopa.txt


Internet, 18 de Janeiro de 2012.
Comunicado de Imprensa, para compartilhamento imediato.


100 anos atrás, Thomas edison conseguiu a patente para um dispositivo que iria “fazer para os olhos o que o fonógrafo faz para as orelhas”. Ele o chamou de Cinetoscópio. Ele não foi apenas o primeiro a gravar um vídeo, ele foi também a primeira pessoa a ter os direitos autorais para gravar.

Por causa das patentes de Edison, era financiamente impossível criar filmes na costa leste da América do Norte. Os estúdios portanto relocaram-se para a California, e fundaram o que eles chamam hoje de Hollywood. A razão principal era por lá não ter patentes.
Não havia direitos autorais propriamente ditos, então os estúdios podiam copiar estórias antigas e fazer filmes deles – como Fantasia, um dos maiores sucessos da Disney.

Então, a base de toda essa indústria, que hoje está gritando por perder o controle sobre direitos imateriais, é que eles burlaram direitos imateriais. Eles copiaram (ou colocando-se na terminologia deles: “roubaram”) trabalhos criativos de outras pessoas, sem pagar por isso. Eles fizeram isso para ter um lucro imenso. Hoje, eles estão bem sucedidos, e a maioria dos estúdios estão na lista das 500 empresas mais ricas do mundo da revista Fortune. E hoje eles detêm os direitos do que outras pessoas criam.

Se você quer que algo seja lançado, você tem que concordar com as regras deles. As mesmas que eles criaram depois de burlar regras de outras pessoas.

Uma razão que eles estão sempre reclamando de “piratas” hoje em dia é simples. Nós fizemos o que eles fizeram. Nós burlamos as regras que eles criaram, e criamos as nossas. Nós quebramos o monopólio deles por dar às pessoas algo mais eficiente. Nós permitimos que as pessoas tenham comunicação direta entre si, burlando o intermediário lucrador, que em alguns casos recebe 107% dos lucros (sim, você paga para trabalhar para eles).

É tudo baseado no fato de que somos competidores.

Nós provamos que a existência deles não é mais necessária. Nós somos melhores do que eles.

E a parte engraçada é que nossas regras são bem similares com as ideias fundadoras dos EUA.Nós lutamos por liberdade de expressão. Nós vemos todas as pessoas igualmente. Nós acreditamos que esse público, não a elite, devem governar a nação. Nós acreditamos que leis devem ser criadas para servir ao público, não às ricas corporações.

O Pirate Bay é verdadeiramente uma comunidade internacional. A equipe é dividida por todo o mundo – mas nós nos mantemos fora dos EUA. Nós temos raizes suecas e um amigo sueco disse isso:

A palavra SOPA significa “lixo” em sueco. A palavra PIPA significa “cano” em sueco. Isso, é claro, não é uma coincidência.
Eles querem transformar a internet em um cano de fluxo único, com eles no topo, jogando lixo pelo cano para o resto dos consumidores obedientes.

A opinião pública nesse assunto é clara. Pergunte a qualquer um na rua e você irá aprender que ninguém quer ser alimentado com lixo. O porquê do governo americano querer que as pessoas americanas sejam alimentadas com lixo vai alêm de nossa imaginação, mas esperamos que você irá pará-los, antes que todos se afoguem.

O SOPA não pode fazer nada para parar o The Pirate Bay. No pior caso, iremos mudar nosso domínio atual .org para um das centenas de outros nomes que nós já usamos. Em países em que o TPB é bloqueado (China e Arábia Saudita vêm à mente) eles bloqueiam centenas de domínios nossos. E funcionou? Não muito.

Para arrumar o “problema da pirataria” deve-se ir até a fonte do problema. A indústria de entretenimento diz que eles estão criando “cultura”, mas o que eles realmente fazem são coisas como vender bonecas supervalorizadas e fazer garotas de 11 anos ficarem anoréxicas. Seja trabalhando nas fábricas dessas bonecas por praticamente nenhum salário ou assistindo filmes e programas da TV que as fazem pensar que estão gordas.

No grandioso jogo Civilization de Sid Meiers, você pode construir as Maravilhas do mundo. Uma das mais poderosas é Hollywood. Com ela, você controla toda cultura e mídia do mundo. Rupert Murdoch estava feliz com o MySpace e não tinha problemas com a pirataria até que ele falhou. Agora ele está reclamando que o Google é a maior fonte de pirataria do mundo – por que está com inveja. Ele quer reter seu controle mental sobre as pessoas e, claramente, você consegue uma visão mais honesta das coisas na Wikipedia e Google do que na Fox News.

Alguns fatos (anos, datas) estão provavelmente erradas nesse comunicado de imprensa. A razão é que não podemos acessar essa informação com o apagão da Wikipedia. Por causa da pressão dos nossos competidores perdedores. Sentimos muito por isso.

THE PIRATE BAY, (K)2012

Fonte: Blog dos Crentassos


Luiz Fernando Pimentel

Luiz Fernando Pimentel

Sou designer freelancer, arranho uns acordes em minhas guitarras e moro em Vitória/ES.

Leia mais textos de Luiz

  • Google Plus
  • SoundCloud
  • Vimeo
  • Youtube
  • Blogger
  • rss

Todos os textos e imagens de JuveMetodistaBLOG são licenciados sob uma Licença Creative Commons. Clique aqui para saber mais sobre isso.
Leia também:
2leep.com
Deixe seu comentário!

Postar um comentário

Olá, ficamos felizes com sua visita no JuveMetodista BLOG! Obrigado por ler este post! Aproveite sua visita e deixe um comentário! Forte abraço!

Página Anterior Próxima Página