Concept Art

20.1.12 |


Concept Art ou Arte Conceitual, como o próprio nome já diz, é parte do processo de criação e produção de algo (um filme, game etc). É feita por artistas que pegam a ideia dos personagens, cenários, e a colocam no papel. É a primeira arte (não é um esboço) que dará vida aos objetos e personagens de um filme. É muito comum em filmes de animação, onde um "mundo" precisa ser criado a partir do roteiro.

Numa oficina que participei em 2010 sobre pré-produção de filme de animação pude ver que a arte conceitual é realmente importante, e acaba por definir as diretrizes visuais do filme em questão.

A oficina foi ministrada pelo ilustrador francês, Laurent Cardon, que trabalhou em diversas animações na França, Coréia, Xangai e também aqui no Brasil.

Laurent mostrou em suas palestras diversos concept arts de filmes conhecidos, como Kung Fu Panda e Monstros S.A.

O mais curioso é que vários concept artists são chamados para "bolarem" visualmente os personagens e cenários dos filmes. Sendo assim, são inúmeras artes produzidas, que passam por uma seleção até que a arte a ser aprovada seja a mais interessante para o roteiro escrito. Nessa brincadeira toda, temos vários tipos de ilustração diferentes, com processos diferentes de desenho, texturas, cores, formas, e tipos de desenhar completamente diferentes. Uns mais "casuais", outros mais fine art.

Gostaria de mostrar alguns dos melhores exemplos que encontrei, incluindo alguns que vi na oficina.



Bom, pra quem gostou e talvez tenha interesse em saber mais, tem um blog muito legal, o The Concept Art Blog, que possui diversos exemplos das artes conceituais dos filmes mais conhecidos, fundamentos de arte. Outro que eu indico também é o Living Lines Library, que é um blog de um animador.

Agora, uma coisa BEM LEGAL que eu descobri é o "The Animation Collaborative", um lugar maravilhoso, em frente aos estúdios da Pixar, na Califórnia, onde qualquer um, como eu e você, podemos participar de workshops sobre animação, design de personagens, animação 2D, Storyboard etc. Sim, palestras ministradas pelos animadores da Pixar, uma ótima experiência, que sai mais ou menos pelo custo de U$1900. E um "plus a mais" da Pixar (não estou puxando o saco, ou talvez esteja, rs) é que no site deles tem um "How We Do It" (como fazemos os filmes), com um slide de fotos seguido de um curto texto, explicando o passo-a-passo da produção de um filme.

É isso aí. Até a próxima! :)

Todos os textos e imagens de JuveMetodistaBLOG são licenciados sob uma Licença Creative Commons. Clique aqui para saber mais sobre isso.
Leia também:
2leep.com
Deixe seu comentário!

Postar um comentário

Olá, ficamos felizes com sua visita no JuveMetodista BLOG! Obrigado por ler este post! Aproveite sua visita e deixe um comentário! Forte abraço!

Página Anterior Próxima Página