A Viagem de Chihiro

9.12.11 |


A Viagem de Chihiro (Sen to Chihiro no Kamikakushi/Spirited Away) é um filme de animação japonês dirigido por Hayao Miyazaki, um dos maiores nomes da animação japonesa. É um filme muito famoso por ter ganhado prêmios como o Oscar de Melhor Animação em 2003.


O filme conta a história de uma menina chamada Chihiro, que está mudando de cidade junto com seus pais. Ela é jovem e mimada, e é o estereótipo da garota moderna. Quando a família chega em sua nova cidade, o pai de Chihiro se perde no caminho para a casa nova, e entra num atalho, que o leva à um prédio vermelho, com um túnel imenso, o que desperta a curiosidade de todos.


Ao caminharem pelo túnel, chegam à uma cidade misteriosa e deserta, com muitos restaurantes, muita comida, e ninguém por perto. Em seguida, os pais de Chihiro começam a devorar a comida, enquanto a menina os deixa por um instante, para conhecer melhor a cidade. Um jovem, Haku, a encontra, e misteriosamente a pede para que ela saia dali o mais rápido possível antes que anoiteça, e quando ela volta a encontrar seus pais, vê que eles se transformaram em porcos.

Sozinha, Chihiro deve encontrar uma maneira de trazer seus pais de volta, mas ao mesmo tempo em que anoitece, a cidade se vê cheia de espíritos, monstros e deuses, e é Haku quem a ajuda. Ela tem de trabalhar no mundo dos espíritos, abandonar seu egoísmo e seu mimo, se quiser ter seus pais de volta.

O filme é enorme, mas é lindo. Conta com muito da cultura japonesa tradicional, muitas cores, muita delicadeza. É um filme completamente diferente de outros, chegando até a ser um pouco estranho para nós, ocidentais. Não estamos acostumados com a cultura oriental, seus credos nem suas tradições, e este é um ótimo filme para que passemos a conhecer. É também um filme que trata de lembranças, mudaças de atitude, deixar de lado as diferenças e vontades próprias para um bem maior.




Uma observação pessoal é que, se puderem assistir ao filme em japonês com legendas em português tudo fica mais bonito :) É bem bonitinho ouvi-los falando em japonês, e falo isso em comparação com outro filme, também do Miyazaki, que assisti em português.
ATUALIZADO EM 09/12, 15:50 - Uma observação, pra quem estiver afim de assistir o filme e depois acabar não entendendo direito sua mensagem. Como é um filme cheio de símbolos da cultura japonesa, encontrei uma dissertação sobre a tradução das metáforas do filme. Fica a dica aí, encontrado no site Nipocultura, este é o link.



Todos os textos e imagens de JuveMetodistaBLOG são licenciados sob uma Licença Creative Commons. Clique aqui para saber mais sobre isso.
Leia também:
2leep.com
Deixe seu comentário!

3 comentários

Merda de Blogger

Muito bom!

Mary Alenc

Qual o outro filme dele que vc viu?

Mary Alenc

Qual o outro filme dele que vc viu?

Postar um comentário

Olá, ficamos felizes com sua visita no JuveMetodista BLOG! Obrigado por ler este post! Aproveite sua visita e deixe um comentário! Forte abraço!

Página Anterior Próxima Página