O Céu é Jesus

28.12.11 |










Não tem como deixar de falar do músico Jader Dornelles Santos quando o assunto é música adventista, sobretudo, Música Cristã.

Jader Santos é músico e também teólogo pelo Instituto Adventista de Ensino. De músico compositor de música infantil a diretor musical de um dos grupos musicais que marcam ainda a história da música cristã nacional. Falo do quarteto Arautos do Rei que foi dirigido por Jader de 1985 a 1990 e de 1993 a 2001.
Em trabalhos para quartetos e corais, sem dúvida é onde ele ganhou o merecido destaque como músico.

O pastor adventista Neumoel Stina, que trabalhou na Voz da Profecia e estudou teologia junto com Jader Santos diz:

Eu considero o Jader um dos melhores músicos que a igreja tem. E eu entendo que ele é muito bom como professor, para reger um coral, cuidar de um conjunto. Mas eu entendo que pra quarteto o Jader é imbatível. Eu acho também o Jader... assim... um servo de Deus muito espiritual. [...]E quando você ouve alguma música do Jader, você descobre que ela não é apenas uma peça, uma obra de arte. Ela é, sobretudo, um gesto de adoração. Um gesto de adoração a Deus. Isso faz a diferença.

Ronaldo Fagundes – Qual é o segredo de se fazer música pra quarteto?”

Jader - Olha, eu nem sei se existe um segredo, sabe. Mas acho que o segredo é a gente entender o que é preciso pra soar bonito.

Ronaldo Fagundes – “Tem que conhecer as vozes?”

Jader - É. Se eu poderia dizer... Tem um diferencial de música pra quarteto que seria talvez esse. É... Harmonização a gente aprende na classe, na escola, né. Acho que não tem muito segredo. Acho que o segredo é você colocar a melodia no lugar correto, entendeu? Nem sempre precisa ser no segundo tenor, mas é onde você coloca a melodia e o que você faz com o resto. Acho que não é mais nada do que isso.

Nessa entrevista feita no programa Perfil Musical da TV Novo Tempo, aparecem alguns músicos que fazem depoimentos sobre Jader Santos. Dentre eles destaco o maestro Lineu Soares e o músico João Alexandre que diz com sabedoria que Jader contribui para a Música, para além dos muros que limitam a música cristã no Brasil, mencionando sua capacidade de sintetizar muito bem informações musicais em movimentos pequenos e em grandes.

Jader é autor de canções gravadas por vários músicos e grupos adventistas. Falando de obras musicais grandes, ele é o autor do musical O Libertador que é bem interessante! Com a trilha sonora gravada pela Filarmônica da Cidade de Praga, teve na estréia do musical um coro de 150 vozes e 50 atores. Isso aconteceu em 2008 no HSBC Brasil, 2 de julho. Um musical fiel aos relatos bíblicos, sem muito apelo emotivo, bem típico da cultura musical Adventista. Este musical está integralmente no youtube. Procure por: “Musical O Libertador”.

O trabalho musical de Jader Dornelles Santos vale a pena ser ouvido. Além da obra musical bem elaborada temos textos de labor poético diferente do comum na música cristã.

Sem dúvida a boa obra musical é uma excelente linguagem para anunciar Deus e Jesus às pessoas. É uma espécie de cartão de visita bem especial, quando bem feito.

A obra de Jader que mais gosto é a canção “O Céu é Jesus”. E aqui deixo uma breve mensagem a todos para finalizar e dar mais sentido ao título do texto.

Levar Jesus às pessoas é levar o Céu a elas. O Céu não é algo distante para aqueles que vivem Cristo Jesus. O Céu começa aqui, desde já para a eternidade, uma vez que não morreremos.

Através de música ou não, leve Deus às pessoas na escuridão que elas se encontram. Não espere que os que estão na escuridão achem a luz, porque eles andam no escuro. Nós que temos a Luz podemos caminhar em meio a toda a escuridão iluminando a todos e também deixando a Luz de Deus Pai aonde formos.

Cantando ou fazendo qualquer coisa levemos o Céu aonde doenças imperam maltratando a saúde do corpo e da alma das pessoas, leve o Céu àqueles que precisam de se reabilitar socialmente, mas que por si só não conseguem. Leve Jesus.

E quando vejo mãos unidas, multidões cantando hino
Vejo anjos celebrando. É o Céu que está chegando
O Céu é Jesus e onde Ele estiver o Céu será ali.” – Jader Santos

“O Céu é Jesus”
interpretado pelo grupo Prisma Brasil:





Um abraço!



Todos os textos e imagens de JuveMetodistaBLOG são licenciados sob uma Licença Creative Commons. Clique aqui para saber mais sobre isso.
Leia também:
2leep.com
Deixe seu comentário!

Postar um comentário

Olá, ficamos felizes com sua visita no JuveMetodista BLOG! Obrigado por ler este post! Aproveite sua visita e deixe um comentário! Forte abraço!

Página Anterior Próxima Página