Música Gospel: O surgimento do estilo

8.12.11 |

A palavra Gospel significa “evangelho”, “boas novas”. Hoje em dia define-se por música gospel toda canção que contém mensagens sobre o cristianismo ou em raros os casos, versões instrumentais dessas canções. Independente do estilo - rock, pop, samba, jazz, entre outros – toda manifestação musical com teor cristão é tida como Gospel.
Esse novo conceito, e chamo de novo por que difere muito do seu original, veio se formar por volta da década de 70 e 80, fortemente influenciado pelo rock ‘n roll que desde o seu nascimento na década de 50, mudou por completo o cenário mercadológico musical mundial.
Os escravos da África Ocidental trazidos para o sul dos Estados Unidos, foram os criadores do “estilo” gospel. Essa afirmação parece um pouco contraditória, pois todos sabem que a religião africana em sua grande maioria, é considerada pagã para o cristianismo.

Seus costumes nativos sobreviveram melhor sob os donos de escravos católicos do que sob os protestantes, pois os católicos, não se preocupavam muito com a salvação das almas de seus escravos, muitas das vezes, nem sequer os consideravam seres com alma! Já os donos protestantes não admitiam esses costumes, daí surge à música negra africana cristã. Os escravos trouxeram consigo a complexidade rítmica, a escala pentatônica (escala com 5 notas ex: do-re-mi-sol-la – tratarei especificamente deste assunto em outra oportunidade) e melodias formadas sob pergunta e resposta, essa característica em especial influenciou o blues e o jazz, era usada pelos negros como artifício de comunicação, cantavam informações confidenciais em códigos para seus senhores não os descobrir. Alguém perguntava através de uma melodia improvisada, outro respondia de forma musicalmente coerente.

Com a abolição da escravatura nos EUA em 1865 as igrejas dos negros viraram celeiros musicais, foi nessa época em que se formaram os grandes coros de música gospel. No início as canções eram acompanhadas apenas por palmas, com o passar do tempo inclui-se instrumentos como violão e banjo, e mais tardiamente, na década de 40 o piano assume papel de principal acompanhador dos coros.

O gospel influenciou muita gente famosa: Elvis Presley, Aretha Franklin, Ray Charles. Elvis chegou a gravar alguns LP’s de música gospel.

Deixo aqui um vídeo explicativo sobre uma canção no estilo spiritual negro, música gospel “original” e que todos nós conhecemos:





Vinícius Rodrigues

Vinícius Rodrigues

Músico, guitarrista/violonista. Licenciando em Música. Maníaco por Jazz e música brasileira.

Leia mais textos de Vinícius

  • SoundCloud
  • Youtube
  • rss

Todos os textos e imagens de JuveMetodistaBLOG são licenciados sob uma Licença Creative Commons. Clique aqui para saber mais sobre isso.
Leia também:
2leep.com
Deixe seu comentário!

Postar um comentário

Olá, ficamos felizes com sua visita no JuveMetodista BLOG! Obrigado por ler este post! Aproveite sua visita e deixe um comentário! Forte abraço!

Página Anterior Próxima Página